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O que é o Big Data e Data Analytics?

O que é o Big Data e Data Analytics

Muitos tópicos da administração ainda são desconhecidos por boa parte da população. Porém, com o avanço da tecnologia, essa realidade vem mudando.

Atualmente, a disponibilidade de dados é incomparável com outros períodos. Nunca tivemos tantos dados à disposição como temos hoje. A todo momento são gerados quantidades inimagináveis.

Portanto, vamos explicar neste artigo o que é o Big Data e Data Analytics e os chamados cinco V’s.

O que é o Big Data?

Big Data é um conjunto de informações de alto volume e alta velocidade, que precisam ser processados para uma tomada de decisão aprimorada. Ou seja, é uma grande quantidade de referências de dados. 

Já o Data Analytics examina dados brutos com o objetivo de tirar conclusões destas informações. Então, o que seria o Data Analytics? Seria pegar essa grande base de dados do Big Data e transformar isso em informação para o processo decisório.

Se pensamos em aplicativos e softwares on-line, a todo momento eles estão coletando dados. Quando você faz uma busca no Google, no YouTube, ou pede comida num aplicativo, eles estão coletando dados para depois utilizar de forma estratégica. Ou seja, por meio de marketing, promoção e assim por diante.

Com esse aumento na coleta de dados, é necessário dinamizar, também, o processo de análise, para que esses dados sejam transformados em informações úteis para o processo de tomada de decisão.

V’s do Big Data

O Big Data pode ser dividido em cinco V’s: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. 

Vamos explicá-los cada um deles a seguir.

Volume é a característica chave do Big Data. Ou seja, o grande volume de dados. São terabytes, petabytes de dados e registros que vão ser utilizados para tomada de decisão.

Velocidade: os dados podem ser gerados simultaneamente, ou seja, em tempo real. Como, por exemplo, os dados são atualizados a todo momento, registrando acessos, cliques e vendas. Tudo de forma on-line e imediata.

Imagine você, como diretor de uma empresa, podendo ter na sua tela um dashboard do nível de venda, nesse exato momento. Então, você pode incentivar ou direcionar as promoções para determinados itens ou áreas que tem poucas vendas, visando melhorar o desempenho.

A característica chave da velocidade é muito importante. Contudo, há também alguns dados que podem ser atualizados a cada hora, a cada duas horas, ou, até mesmo, de forma isolada com um lote de arquivos.

Variedade quer dizer o seguinte: normalmente estamos acostumados com dados na forma numérica, estruturada em uma planilha com custo, faturamento e etc. Mas, nós podemos ter dados de áudio, imagem e, até mesmo, batimentos cardíacos e números de passos.

Veracidade: aqui, estão os aspectos de confiança e consistência dos dados. Ou seja, temos que saber de onde esse dado vem, como ele foi coletado, como ele foi processado, para poder garantir que ele é correto e confiável para que seja utilizado no processo de tomada de decisão.

Se esse dado coletado vem com algum problema de medição, qualquer coisa que prejudique o processo de coleta, vai comprometer o processo de análise, também.

Já o Valor é uma importante característica que define o agregado deste dado coletado. Contribuindo para a análise do que ocorreu até aquele período na empresa, e também permitindo fazer previsões, ou seja, analisando aquele histórico, tentando prever ou fazer prognósticos de como vai ser o desempenho futuro.

Pode-se fazer, também, correlações de vendas, produtos, perfil de clientes e uma série de outras análises estatísticas que contribuem, também, para o processo decisório.

Conclusão

Quando analisamos, de forma mais ampla, a visão mercadológica, a ideia é que as companhias já estejam no nível avançado de digitalização. E agora, é necessário, também, que os profissionais estejam aptos para atuar nessas companhias. 

Agora que você compreendeu o que é o Big Data, que tal ler sobre como fazer uma análise SWOT, na prática, da sua empresa? Boa leitura e até a próxima!