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Núcleo de Pós-Graduação e Extensão (NUPEX)

O Núcleo de Pós-Graduação e Extensão – NUPEX é dividido em duas áreas de atuação. A área de Pós-Graduação tem como finalidade a implementação e gestão das políticas e atividades no âmbito da Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu na Faculdade Acesita, além do suporte direto à Gerência Acadêmica e a outros setores em assuntos da Pós-Graduação, além de acompanhar e supervisionar as atividades dos programas e cursos de Pós-Graduação em andamento; induzir e apoiar a criação de novos programas e cursos dentro das metas relacionadas ao plano de expansão da Pós-Graduação e promover a interação entre Programas de Pós-graduação da Faculdade Acesita e outras universidades. As ações de extensão além de proporcionar aos discentes, um compartilhamento de conhecimento e experiências, assumem o compromisso de formar profissionais socialmente responsáveis. O NUPEX interliga a Faculdade Acesita por meio das atividades de ensino com as demandas da sociedade e possibilita a formação profissional pessoal e social do cidadão, a prática de educação empresarial e linhas programáticas extensionistas institucionais. Na dimensão da relação entre Faculdade e a sociedade, o NUPEX viabiliza e realiza projetos sociais, comunitários, artísticos, culturais, esportivos, com linhas e ações planejadas, tais como: integração ao esporte e atividade física com atenção à saúde; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; melhoria da saúde; qualidade de vida; formação de mão-de-obra; qualificação para o trabalho; reorientação e capacitação profissional, educação de jovens e adultos e de cursos profissionalizantes, como por exemplo, o Projeto Melhor Idade, que busca contribuir para o rompimento da situação de marginalização e exclusão social que o idoso atravessa no contexto brasileiro, e a Clínica Escola, que é um espaço de aprendizagem, no qual os alunos acompanham os professores nos atendimentos e lidam com situações reais da prática profissional, o que contribuirá para que se tornem profissionais ainda mais qualificados. Durante o tempo de estágio, eles podem contribuir socialmente e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O NUPEX ainda é responsável pela adesão e renovação do “Selo Instituição Socialmente Responsável” junto à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), além de organizar e participar do Projeto Rondon junto ao Ministério da Defesa do Governo Federal

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) vem desempenhando um papel importante desde 2005 na realização da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Desde o surgimento, a iniciativa tem como principal propósito aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social organizadas e realizadas pelas instituições.
A Faculdade Única recebeu no dia 09/10/2018 o “Selo Instituição Socialmente Responsável”. O reconhecimento foi obtido junto à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) após participar da 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular realizada em setembro.
A premiação recebida, com muita satisfação, tem por objetivo apresentar à sociedade as ações que a Instituição realiza com o foco no bem-estar social e desenvolvimento sustentável da comunidade onde está situada.
Este reconhecimento só foi conquistado após a Faculdade Única aderir à Campanha participando de suas atividades e sendo comprometida com a Educação Superior.
Em novembro de 2020 o selo foi obtido pelo terceiro ano consecutivo.

O que é esse Projeto?

Implantado em várias universidades, federais e particulares – mais de setenta cursos em todo território nacional, este trabalho tem significado uma alternativa para as pessoas de 3ª idade, que a sociedade marginaliza e exclui, numa fase da vida onde elas detêm uma experiência acumulada e sabedoria. Constitui-se também num espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para um envelhecer sadio e digno, sobretudo na tomada de consciência da importância de sua participação na sociedade.
As mudanças educativas desencadeadas pelo Projeto Melhor Idade vão além, num efeito multiplicador social. O idoso assume papel efetivo de educador ao contribuir para que a família- filhos, netos – ou os grupos sociais a que pertencem adquiram novos referenciais para a análise do meio e a definição de posições de intervenção na sociedade. Tornam-se, assim, mais participativos. O aumento no nível de participação pode ser explicado pelo fato dos alunos adquirirem conhecimentos das mudanças biológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento, aceitando melhor os limites e desafios que os cercam.

Qual o objetivo do Projeto?

Contribuir para o rompimento da situação de marginalização e exclusão social que o idoso atravessa no contexto brasileiro, resgatando a identidade e a cidadania, Possibilitar, através de fundamentação teórica, a construção de conhecimentos destinados a explicar o processo básico do envelhecimento em seus aspectos bio-psico-sociais, além de enfatizar as relações sociais dos idosos, criando condições para o desenvolvimento da criatividade e da formação de novas relações.

O que é esse Projeto?

A corrida de rua está tendo um grande destaque no cenário nacional sendo o segundo esporte mais praticado no Brasil, em nossa cidade não é diferente.
A corrida é a forma de exercício mais comum e democrático, tornando se uma atividade física regular para indivíduos das mais variadas idades e de ambos os sexos que almejam a prevenção e a promoção da saúde, com melhora física, fisiológica, psicológica, cognitiva e inclusão social do indivíduo através da busca por atividades físicas prazerosas. Para os praticantes desse esporte a corrida de rua é o grande momento de superação e também de realizações pessoais. Recentemente, a relação atividade física e saúde vem sendo gradualmente substituída pelo enfoque da qualidade de vida, o que tem sido incorporado ao discurso da Educação Física e das Ciências do Esporte. Esse fato observado nos eventos científicos, nacionais e internacionais, realizados nos últimos anos, enfatiza tal relação.
A corrida ajuda a melhorar a postura, desenvolve a coordenação motora, agilidade, a flexibilidade, o fortalecimento das articulações e dos membros inferiores, aumenta a capacidade pulmonar, elimina toxinas, aumenta os reflexos, reduz o porcentual de gordura corporal, ajuda no processo de socialização e desinibição, diminuindo a agressividade e reforçando a autoestima.
O Grupo de Corrida Única busca Promover a qualidade de vida da população geral e universitária, com foco em educação, saúde e lazer através dos processos pedagógicos para aperfeiçoamento e treinamento das corridas e caminhadas. Tornando-se referência na implementação de modelos para aperfeiçoamento e treinamento das corridas e caminhadas e execução de eventos (corridas de rua e outros), para público geral e universitário.
O projeto contem programa esportivo, socioeducativo, fundamentado na participação, formação, inclusão e no rendimento para a valorização humana, contribuindo para a promoção social e a melhoria da qualidade de vida.

O que é esse Projeto?

A Clínica Escola da Faculdade Única faz parte do programa de responsabilidade social da Instituição e foi criada para os acadêmicos dos cursos da área de saúde desenvolverem atividades educativas e práticas na área curativa.
É ofertada a comunidade assistência especializada, bem como ações de caráter preventivo. Cada setor foi cuidadosamente planejado, dispondo de equipamento de alta tecnologia para avaliação, protocolos avançados de tratamento e prevenção de agravos, garantindo qualidade no atendimento.

Como serve aos alunos?

Na Clínica Escola, os alunos vivenciam, na prática, as experiências da profissão. Nesse ambiente, com a supervisão de professores renomados e com ampla atuação na área da saúde local e regional, os alunos atenderão à comunidade desde a triagem, diagnóstico até a conclusão do tratamento.
Além disso, os alunos terão em funcionamento diversos laboratórios no qual será desenvolvido atividades de ensino e extensão, que já está sendo oferecido à comunidade acadêmica de nossa cidade e região.

Como serve à comunidade?

A Clínica Escola atende e acompanha pessoas do Vale do Aço e região. Na Clínica Escola, os alunos, sob a coordenação dos professores, atenderão à comunidade na prevenção e promoção da saúde por meio de projetos diferenciados nas diversas perspectivas de atuação do profissional.

Quais os serviços que são oferecidos na Clínica Escola?

    • Fonoaudiologia:
      • Voz
      • Fala
      • Linguagem
      • Aprendizagem
      • Reabilitação Vestibular
      • Exames de Audiometria
      • Exames de Imitanciometria
      • Audiometria Comportamental
    • Psicologia
      • Psicodiagnóstico
      • Psicoterapia

Serviço Social:

Nossa expectativa é de oferecer cada vez mais um serviço de qualidade tanto à comunidade acadêmica, nossos alunos, como retribuir a toda comunidade do Vale do Aço e de toda a região serviços de excelência e qualidade profissional.