WhatsApp instável mostra a influência do aplicativo no ramo acadêmico
Na primeira semana de outubro de 2021 o mundo foi impactado por um problema técnico interno da empresa e rede social Facebook, dono também do Instagram e WhatsApp.
Como resultado, todos os usuários ficaram cerca de 7h30 sem acesso à estas redes sociais, no dia 4.
O WhatsApp, na atualidade, é muito utilizado no meio acadêmico, por exemplo, para troca mais eficiente de informações entre alunos e professores.
+ Confira outros posts da Faculdade Acesita
WhatsApp instável
Embora muitas instituições contem com outras plataformas de comunicação, como aplicativos próprios e e-mail, grande parte dos alunos ainda preferem utilizar o WhatsApp.
Segundo muitos estudantes, por conta da praticidade do envio e recebimento de mensagens e conteúdos.
De acordo com uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), a criação de grupos no WhatsApp é uma alternativa bastante usada na pandemia por 91% das 3,6 mil escolas públicas e privadas ouvidas em agosto de 2021.
Em suma, em 4 de outubro 2021, dia da instabilidade, várias aulas acabaram prejudicadas ou canceladas pelo Brasil.
Ao mesmo tempo, muitos alunos não puderam receber ou enviar materiais de estudo do Enem e concursos públicos, via o aplicativo WhatsApp.
Além disso, uma grande parcela de estudantes que utilizam o aplicativo para tirar dúvidas, de uma forma mais prática, foram prejudicados.
Leia os relatos de alguns alunos ouvidos pelo Portal G1.
Conclusão
Afinal, o WhatsApp, de fato, é um aplicativo que veio para ficar, e facilitar a rotina da sociedade. Porém, no meio acadêmico, não se deve ficar totalmente limitado a ele, pois ainda assim, existem outros meios, até mais formais, de comunicação.
Claro, é levado em consideração que muitos estudantes pelo Brasil não possuem um aparelho celular e um computador ao mesmo tempo.
Por fim, é necessário pensar em outras alternativas para caso de uma nova eventual instabilidade do Facebook, que administra o WhatsApp e o Instagram.
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, e conferir nossos últimos posts!