A Autoavaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Sobre a CPA
A CPA é composta por representantes dos docentes, discentes, técnico administrativos e sociedade civil.
- Identificar limitações e propor melhorias;
- Levantar situação organizacional da Instituição;
- Analisar as atividades cumpridas pela Instituição;
- Aprimorar a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
- Auxiliar a tomada de decisões para o planejamento estratégico da Faculdade;
Docentes, Discente e Pessoal Técnico Administrativo.
Respondendo aos questionários online, aplicados sempre no segundo semestre de cada ano.
A CPA tem como objetivo desenvolver seu Programa de Autoavaliação Institucional de forma que ele se torne um recurso estratégico de apoio à gestão, e realmente contribua para a melhoria da Instituição.
A autoavaliação institucional na Faculdade Acesita é compreendida como um processo que possibilita a transformação da Faculdade, evidenciando o compromisso desta com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.
Na avaliação interna da IES a maioria dos itens avaliados apresentam na somatória
entre (excelente, muito bom e bom) notas superiores a 50%, mas alguns itens são
considerados fragilidades e devem ser criadas ações corretivas para a resolução dos problemas baseado nos cinco eixos, contemplado nas dez dimensões. Segue abaixo os itens avaliados que merecem atenção e o plano de ação correspondente.
- Maior divulgação dos cursos de pós-graduação à comunidade acadêmica
- Incentivar a produção científica e favorecer publicações impressa e eletrônica dos trabalhos acadêmicos
- Revitalizar a Empresa Junior e ampliar a oferta e incentivo à participação de eventos científicos, congressos e projetos de extensão.
- Sistematizar o Plano de Carreira e divulgar o plano que está sendo implantado à equipe funcional da IES.
- Melhorar a divulgação e ampliar o atendimento.
- Capacitar as equipes de trabalho para melhorar a qualidade dos serviços prestados: agilidade, apoio e comunicação.
- Maior atuação e divulgação da COPPEX e NESE na IES.
- Maior divulgação aos serviços de ouvidoria da IES e agilidade nas respostas aos questionamentos.
- Dinamizar o departamento de comunicação e Marketing para melhor divulgação das atividades internas e externas, de forma a elevar a imagem da instituição na sociedade local.
- Melhorar os serviços prestados em reprografia em relação a: horário, nº de atendentes, valor do xerox e qualidade do produto.
- Melhorar a qualidade da internet (sinal, estabilidade e velocidade) e criar rede específica para alunos.